Identificando o Perfil Comportamental na Interação via Telefone

Descubra como tornar as suas ligações por telefone muito mais dinâmicas e engajadoras, aprendendo sobre as preferências comportamentais de cada Estilo DISC!

Além da interação presencial, a aplicação prática do modelo da Extended DISC®, considerando a teoria por trás de suas ferramentas, é muito útil em situações que envolvam comunicação via telefone.

A identificação dos estilos comportamentais na interação via telefone ocorre através da observação da escolha das palavras utilizadas e do tom de voz dos indivíduos.

Este tipo de comunicação é desenvolvido e aperfeiçoado com a prática e experiência, porém o esclarecimento sobre os Estilos DISC proporciona vantagens na compreensão de quem se está interagindo por telefone, assim como seus objetivos e preferências.

A seguir serão descritas as características dos estilos de comunicação por telefone de cada perfil comportamental:

Infográfico sobre a Comunicação via Telefone com o Estilo Comportamental D

Estilo D – Dominância

As pessoas com predominância no Estilo D podem simplesmente falar: “Você sabe o que fazer!”, esperando que você tenha uma resposta pronta naquele instante. O tom autoritário, sincero e, às vezes, agressivo destas pessoas pode ser surpreendente, mas busque concentrar-se na execução das tarefas necessárias para concretização de objetivos e consequente obtenção de benefícios.

Ao deixar mensagens de voz, as pessoas com predominância no Estilo D preferem ser diretas. Suas mensagens são muito curtas, objetivas e orientadas para ação. Sempre buscam se expressar rápida e assertivamente, falando, por exemplo: “Aqui é o João. Ligue para mim!”

Fazer ultimatos ou perder o rumo da conversa podem fazer com que a ligação acabe mais rápido e que você não obtenha seus resultados desejados.

Ao se comunicar por telefone com pessoas com predominância no Estilo D, lembre-se de ir direto ao ponto, evitar detalhes e deixar claro o motivo da sua ligação. Não seja muito pessoal, nem busque socializar excessivamente. Saiba que elas podem estar realizando outras atividades, enquanto estão conversando com você, então chegue às conclusões e compartilhe as respostas para obtenção de resultados, rapidamente.

Infográfico sobre a Comunicação via Telefone com o Estilo Comportamental I

Estilo I – Influência

Quando as pessoas com predominância no Estilo I estão conversando por telefone, geralmente, são alegres, animadas e divertidas. As conversas possuem um ritmo rápido, porém podem demorar um bom tempo para terminar, fazendo com que você fique em dúvida, ou até esqueça, do motivo inicial da ligação.

É recomendável que, antes do término da ligação, você faça uma recapitulação do que foi combinado e se haverá necessidade de retornos ou acompanhamentos, pois as pessoas com predominância no Estilo I usufruem da conversa por telefone como uma oportunidade para, acima de tudo, socializar.

Ao se comunicar por telefone com pessoas com predominância no Estilo I, lembre-se de deixá-las falar à vontade e sempre busque ouvi-las de maneira empática e entusiástica. Seja amigável e, quando estiver falando, lembre-se de evitar muitos detalhes e de se focar nos aspectos positivos do assunto que está sendo discutido. Não se esqueça de combinar quais serão os próximos passos!

Infográfico sobre a Comunicação via Telefone com o Estilo Comportamental S

Estilo S – eStabilidade

As conversas por telefone das pessoas com predominância no Estilo S são amistosas, longas e com um ritmo tranquilo. Você pode ouvir as expressões “desculpe pelo incômodo” e “fico no aguardo para sua ligação. Muito obrigado!”, frequentemente.

Inicialmente, você pode ser a parte mais falante da conversa, enquanto elas escutam ativamente, pois precisam de mais tempo para processar as informações antes de tomar decisões.

Nas mensagens de voz das pessoas de Estilo S, é notável o cuidado na comunicação, sempre usando da educação e conciliação, como por exemplo: “Peço desculpas por não ter conseguido atender a sua ligação. Eu verifico as minhas mensagens frequentemente e irei lhe retornar assim que possível. Se você precisar de ajuda agora, por favor ligue para o seguinte número e o meu associado terá o prazer em lhe ajudar. Ou, você pode me ligar novamente no meu número, mais tarde. Novamente, peço desculpas por não conseguir lhe atender neste momento.”

Ao se comunicar por telefone com pessoas com predominância no Estilo S, busque construir uma relação de harmonia e confiança, criando um espaço para que elas consigam refletir sobre o assunto e elaborar as suas respostas. Também forneça contexto e razão para o processo de tomada de decisão, estabelecendo, previamente, os motivos, objetivos, detalhes, prazos de entrega e elementos envolvidos no processo. Finalmente, procure finalizar a interação, agradecendo pela atenção e combinando uma nova data para acompanhamento das ações e estratégias definidas nesta conversa.

Infográfico sobre a Comunicação via Telefone com o Estilo Comportamental C

Estilo C – Conformidade

Em conversas por telefone, as pessoas com predominância no Estilo C são muito formais, falando devagar e de maneira suave, sempre mantendo um ritmo tranquilo. Fazem muitas perguntas e necessitam de respostas detalhadas para sanarem todas as suas dúvidas. Podem parecer pessoas muito controladoras.

Nas mensagens de voz, as pessoas de Estilo C justificam o motivo da ligação e deixam diferentes formas de contato para retorno posterior. Além disso, podem lhe enviar uma mensagem escrita ou e-mail para garantir a transmissão de todas as informações.

Ao se comunicar por telefone com pessoas com predominância no Estilo C, provavelmente, você terá que falar mais, sempre buscando responder todas as perguntas calma e detalhadamente, pois quanto mais informação, melhor! Sempre, verifique se está tudo claro e se é possível progredir na conversa. De preferência, envie um e-mail ou mensagem escrita para registrar o conteúdo da conversa que foi feita pelo telefone.  Evite pressionar a tomada decisão, em caráter urgente, e tenha paciência para acompanhar e dar suporte, quando necessário.

Infográfico sobre a Comunicação via Telefone com os Estilos Comportamentais DISC

Dicas Adicionais:

Busque obter informações acerca de seus interlocutores, para que possa identificar seu perfil predominante, não só contribuindo para uma melhor interação, mas também para evitar possíveis frustações para ambos os lados.

Busque ajustar-se ao perfil comportamental de seu interlocutor, ao se comunicar por telefone, praticando os conhecimentos adquiridos a partir das ferramentas e do modelo da Extended DISC®.

Ao realizar ligações telefônicas diariamente, você irá perceber as vantagens de conversas que conseguem ser dinâmicas e engajadoras, de acordo com o perfil comportamental do seu interlocutor.

A princípio poderá parecer um trabalho extra, mas este diferencial lhe trará resultados cada vez mais significativos e sucesso em suas interações!

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos, Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.

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