Não há dúvidas de que nos tornamos mais confiantes e motivados quando sabemos que nosso trabalho está gerando bons frutos; da mesma forma, é mais fácil fazermos adequações ou mudanças quando temos conhecimento do que exatamente não está funcionando. Essa seria a principal função do feedback no ambiente corporativo – uma oportunidade de alinhar expectativas e resultados –, mas, na maioria das vezes, a forma como ele é executado faz com que os profissionais se sintam pressionados e desconfortáveis, produzindo um efeito contrário ao proposto, que seria o de melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.
Avaliação 360, 180 ou 90 graus?
Devido à sua importância e à dificuldade de fazê-lo adequadamente, o feedback sempre está em pauta e é objeto de pesquisas e estudos que visam melhorar sua eficiência. Atualmente, uma das formas de feedback mais utilizadas nas organizações é a avaliação 360 graus, método que consiste na autoavaliação e na avaliação de desempenho por toda a rede de relacionamento profissional do colaborador, ou seja, conta não só com a participação dos gestores, mas de pares, subordinados, clientes e fornecedores. Há ainda a avaliação 180 graus, na qual o gestor avalia o subordinado, que por sua vez avalia o gestor e faz sua autoavaliação, e a avaliação 90 graus, feita pelo gestor diretamente com seu subordinado.
No entanto, como o feedback pode implicar uma necessidade de mudança pessoal, seja ela de foco, atividade ou de comportamento, ele desencadeia reações diferentes nas pessoas. Enquanto alguns colaboradores podem se mostrar receptivos e agradecidos, outros podem se sentir ofendidos, inseguros, hostis e desvalorizados. A verdade é que tão importante quanto a informação é o modo como ela é passada e chega ao colaborador, que varia de acordo com cada indivíduo, ou melhor, com cada estilo comportamental.
Para cada estilo DISC, uma forma de dar o feedback
Estilo D – Dominância
As pessoas com predominância do estilo D têm foco na resolução de problemas, por isso ao falar sobre o desempenho delas:
- Seja breve e direto;
- Procure ouvi-las e pergunte sobre seus objetivos e planos;
- Mostre que confia nas habilidades delas;
- Ofereça sugestões em vez de dar ordens;
- Tenha em mente que mesmo que sejam agressivas em um primeiro momento, não significa que estejam rejeitando seu feedback.
Estilo I – Influência
A aprovação é importante para as pessoas deste estilo, então procure dar o feedback da seguinte forma:
- Escolha um ambiente mais informal para conversar;
- Permita que verbalizem seus pensamentos, sentimentos e ideias;
- Pergunte sobre suas motivações no caso de uma mudança necessária;
- Apresente uma visão positiva de tudo;
- Antes de elas conseguirem ouvir o feedback, pode ser que queiram se exprimir emocionalmente.
Estilo S – Estabilidade
Quem tem a predominância no estilo S busca a segurança e não aprecia muitas mudanças, por isso:
- É bom explicar que certas mudanças tendem a aumentar a estabilidade a longo prazo;
- Seja específico e ofereça exemplos concretos;
- Disponha-se a discutir a questão novamente, caso elas queiram pensar mais;
- Pergunte de que maneira pode tornar a mudança mais fácil;
- Lembre-se de que é possível que queiram revisar o feedback com outras pessoas antes de aceitá-lo.
Estilo C – Conformidade
As pessoas deste estilo não gostam de falta de parâmetros e temem críticas ao seu desempenho, sendo assim, ao dar o feedback:
- Seja específico, lógico e factual;
- Certifique-se de que as informações estejam corretas;
- Pergunte como elas pretendem fazer as mudanças necessárias e que tipo de apoio precisam;
- Ofereça tempo para que elas pensem sobre o feedback;
- Se achar que elas não gostaram de algo, pergunte, pois elas provavelmente não falarão.
Como tornar o feedback mais eficaz
Considerar o modo como o colaborador recebe o feedback é fundamental não só para que ele o aceite, mas para que esteja disposto a usar as informações para melhorar seu desempenho, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e crescimento da empresa. E com a abordagem correta, certamente, as chances de sucesso na aplicação das avaliações são maiores.
O Feedback 360° é uma combinação da avaliação 360° com a ferramenta de estilos comportamentais da Extended DISC®, que facilita a aplicação, a avaliação e a abordagem feita aos colaboradores da sua empresa. Realizado de forma confidencial e mantendo as fontes anônimas, as questões seguem um método, a fim de mostrar como o comportamento do participante é percebido no ambiente de trabalho. Dentre os pontos que podem ser analisados encontram-se: visão estratégica, produtividade, trabalho em equipe, só citando alguns. Outra possibilidade oferecida é a de customizá-lo, de acordo com as competências mais relevantes para o modelo de negócio do cliente.
O diferencial do Feedback 360°, porém, está na personalização da entrega do feedback ao colaborador, seguindo o seu estilo comportamental dentro dos 160 tipos de personalidades previstos na ferramenta. Dessa forma, os gestores vão se sentir mais seguros ao abordar o colaborador para falar sobre seu desempenho, e por sua vez, a recepção por parte dos colaboradores será melhor. O feedback, consequentemente, tende a cumprir a sua função de maneira mais assertiva.