Como conversar com pessoas perfil D?

Acredito fielmente que cada pessoa tem seu jeito de ser ou sua individualidade.

Sim, isso é verdade, a começar pelo nosso DNA. É certo que cada indivíduo se faz notório por uma ou mais características que ressaltam suas particularidades.

Também é certo que todos nós temos algumas características que são mais notadas e quistas do que outras, isto provém da essência, o que torna cada ser humano único e insubstituível. Todavia, há traços comportamentais que podem ser exaltados em corpos distintos. Pessoas mais autoritárias, breves em seus assuntos, que buscam sempre o resultado e não necessariamente como se chegou até ele, são pessoas com perfil predominantemente de Dominância.

Às vezes, por um erro mínimo na forma de se comunicar, estamos propensos a nos tornar desinteressantes para pessoas chave e, assim, perder oportunidades ou negócios.

Então…. Como identificar e conversar apropriadamente com alguém de perfil D?

À primeira vista, pessoas com esse perfil costumam assustar por apresentarem tamanha imponência e jeito sério, mas o que realmente ocorre é: como articulam rápido seus pensamentos, tendem a ser imediatistas, e tipicamente o “querer para ontem” é seu pedido, revestido de ordem.

A dica principal é: nunca, jamais, em hipótese alguma, “ENROLE” uma pessoa deste perfil (como eu acabei de fazer). Seja direto ao ponto e tudo fica bem. Não crie suspense, mesmo que a intenção seja a melhor possível, a pessoa desse perfil vai transparecer de forma verbal e não-verbal para que você pare de enrolar.

Convivo diariamente com pessoas que apresentam dominância como perfil predominante. São impacientes, dotadas de um humor seletivo (rumo ao sarcástico), entusiastas, visam o positivismo (tal tática comumente usada para entusiasmar a equipe), não se apegam aos detalhes mínimos (frases como: “não quero saber dessa parte” ou “ menos DAÍS e afinal… como que acaba isso? ”, são muito frequentes). Então, é melhor eu encerrar este texto porque senão você, caro (a) perfil D, não vai ler até o final.

O perfil Dominância costuma ser admirado e almejado por todos os outros estilos por conta da sua capacidade de dar direção ao liderar, entretanto, é importante ressaltar que todos os perfis possuem uma forma distinta de orientar sua equipe. O que muda é a forma como essa liderança é exercida, seja de maneira autoritária, dinâmica, informal, participativa, apoiadora, planejadora, centralizadora ou visando qualidade, todos podem desenvolver as competências necessárias para liderar uma equipe de sucesso!

Quer saber qual é seu perfil comportamental? 

Entre em contato (11) 3167-5168.

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos, Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.

//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Aguardamos seu contato