7 Maneiras de Alavancar Poder

por Marshall Goldsmith

O poder é um conceito interessante quando se está liderando e trabalhando com organizações. O poder nem é sempre o que aparenta ser no quadro organizacional! Apenas pelo fato de alguém estar em um nível hierárquico superior não significa que eles tenham mais poder.

Por exemplo, veja o seguinte estudo de caso:

Uma pessoa é um vice-presidente sênior, dois níveis abaixo do CEO. Uma pessoa é o assistente administrativo do CEO.

Quem possuí mais poder?

Em teoria, o vice-presidente sênior possui muito mais poder do que o assistente administrativo. Isso é “o que deveria ser”. Na realidade, o que o vice-presidente sênior pode fazer para prejudicar a posição do assistente administrativo? Não muito. O que o assistente administrativo pode fazer para prejudicar o vice-presidente sênior? Muito! Quem realmente possui poder – o vice-presidente sênior ou o assistente administrativo?

Às vezes, quando você olha o conceito de poder, sair da visão simplista de determinar qual cargo é superior no quadro organizacional e olhar para o poder em termos de como o mesmo é presente na Liderança Situacional (Situational Lidership®) pelas Sete Bases de Poder (The Seven Bases of Power) pode lhe ajudar incrivelmente quando se está procurando alavancar poder. Em suma, as sete bases de poder são:

  1. Coerção – baseada no medo
  2. Conexão – baseada nas conexões do líder com indivíduos poderosos
  3. Experiência – baseada no conhecimento e habilidade do líder
  4. Informação – baseada no acesso de informação valiosa que o líder possui
  5. Legitimidade – baseada na posição em que o líder se encontra
  6. Referência – baseada na aceitação que o líder apresenta
  7. Recompensa – baseada na habilidade do líder de entregar recompensas, tanto monetárias como não monetárias

(Para saber mais sobre as sete bases de poder e como alavancá-las, vá ao site do Centro de Estudos sobre Liderança – www.situational.com.)

Assim, quando você se situa em um cargo menor dentro dos níveis hierárquicos do quadro organizacional, quais são as coisas que você pode fazer para influenciar aqueles que se situam em cargos mais elevados?

Aqui estão 10 coisas que você pode fazer para convencer os seus superiores de converter as suas boas ideias em ações significativas:

  • Quando estiver apresentando ideias, perceba que é sua responsabilidade em vender – não a responsabilidade deles em comprar. Influenciar os seus superiores é algo similar à venda de produtos ou serviços para clientes.
  • Foque-se na contribuição para a grande maioria – não apenas a concretização dos seus objetivos. Não assuma que os executivos podem automaticamente “fazer a conexão” entre o benefício da sua unidade e o benefício da totalidade da corporação.
  • Batalhe para vencer as grandes batalhas e não gaste a sua energia e psicológico em pontos triviais. Você é pago para fazer a diferença e vencer as questões importantes.
  • Apresente uma análise de custo-benefício realística sobre as suas ideias – não venda apenas benefícios. Esteja preparado para ter uma discussão realista dos custos da sua ideia. Reconheça que alguma coisa possa ser sacrificada para a implementação da sua ideia.
  • Desafie os seus superiores em questões que envolvam ética ou integridade – nunca permaneça indiferente em violações de ética. Quando estiver desafiando, não tente assumir que a administração requereu intencionalmente que você fizesse algo errado. Tente apresentar o seu caso de uma maneira que procure ajudar, não julgar.
  • Perceba que os seus gestores são tão humanos quanto você é – não fale, “Eu estou surpreso que alguém deste nível…!” Quando os seus gestores cometem erros, foque-se mais em ajudá-los e não julgá-los.
  • Trate gestores com a mesma cortesia que você trataria os seus parceiros ou clientes. É vital desafiar os seus superiores em questões sobre integridade. Normalmente é inapropriado abaixar o nível da discussão quando se está fazendo ataques pessoais.
  • Apoie a decisão final da equipe. Quando assumir que a decisão final da equipe é imoral, ilegal ou não ética – vai lá e tente fazer funcionar! Gestores que falam consistentemente, “eles me pediram para lhe contar” para companheiros de trabalho são vistos como “mensageiros” e não líderes.
  • Faça uma diferença positiva – não tente apenas “ganhar” ou “estar certo”. Foque-se em fazer a diferença. Quanto mais as outras pessoas possam “estar certas” ou “ganhar” com a sua ideia, maior a probabilidade da sua ideia ser executada com sucesso.
  • Foque-se no futuro – esqueça do passado. As pessoas amam obter ideias que possam ajudá-las a concretizar os seus objetivos no futuro. Elas não gostam de ser “provados o contrário” por causa de erros do passado. Ao focar-se no futuro, você pode se concentrar no que pode ser concretizado amanhã, ao invés do que não foi concretizado ontem. Essa orientação para o futuro irá aumentar dramaticamente as suas chances de influenciar os seus superiores eficientemente e construir melhores relacionamentos de longo prazo.

Dr. Marshall Goldsmith foi reconhecido como Coach Executivo nº 1 no ranking mundial pela GlobalGurus.org, estando dentre os pensadores mais influentes do mundo segundo classificação feita pela Thinkers50, que em 2015 o reconheceu como nº 1 Pensador em Liderança. Dentre seus 35 livros estão os best-sellers da revista Business Week, The Leader of the Future (O Líder do Futuro) e Global Leadership: The Next Generation (Liderança Global: A Próxima Geração), sendo seu último lançamento Triggers (2015). Dr. Marshall é uma autoridade mundial na ajuda de líderes de sucesso, na conquista de mudanças positivas de comportamento tanto em si mesmos quanto de seus funcionários e suas equipes.

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos, Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.

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