Resolução de problemas
Resolução de problemas
Para tomar decisões sobre pessoas, além do perfil comportamental é importante conhecer suas habilidades de conceituar, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar a informação obtida através da observação, experiência, reflexão ou comunicação que motivam seu pensar e agir.
O talento para resolver problemas é compatível com as exigências de desempenho com sucesso de uma função, conforme sua especialidade ou demanda operacional. Desta forma, tornando possível ter um prognóstico da performance nas tarefas, a partir dos resultados nas respectivas provas de habilidade de resolver problemas.
Associada ou não a Análise de Perfil Comportamental, a Análise de Resolução de Problemas é mais frequentemente usada em situações que exigem a medição da habilidade para aplicação em uma atividade compatível, como em:
- Recrutamento: processo rápidos, à distância, triagem de muitos candidatos similares, etc.
- Seleção: classificação de candidatos finalistas, checagem de habilidades específicas da função, etc.
- Promoções Internas: verificação de novas habilidades, critério objetivo de avaliação, etc.
- Programas de Desenvolvimento: comparação com grupo da própria organização, ou critério global, etc.
- Mapeamento de Habilidades: nova tecnologia em uma área ou grupo, alteração de processo de trabalho, etc.
A Análise de Resolução de Problemas, oferece um conjunto de 09 provas online que mensuram diferentes habilidades cognitivas:
Prova |
Tempo de Duração |
Foco de Análise |
|
|
resolução lógica abstrata |
11 minutos |
Compreensão de como diferentes fenômenos se relacionam uns com os outros. Entendimento do “quadro geral” e de quais componentes ele consiste. |
|
processos de efetividade lógica |
20 minutos |
Compreensão das relações de causa-efeito. Entendimento de como as informações disponíveis influenciam o futuro e qual seriam as consequências de uma informação. |
|
resolução senso-espacial |
07 minutos |
Compreensão das entidades visuais e os componentes nos quais consistem. Habilidade de gerenciar a informação coletada pela percepção visual. |
|
processos de efetividade social |
11 minutos |
Sensibilidade para observar e compreender fenômenos sociais. Habilidade de perceber situações de conflito e de como as relações interpessoais influenciam uma situação. |
|
resolução numérica |
09 minutos |
Compreensão das relações entre dados numéricos. Habilidade para seguir uma lógica apresentada por números. |
|
resolução lógica matemática |
10 minutos |
Compreensão das aplicações lógicas da matemática, avaliado e detectando argumentos válidos e inválidos. Habilidade para estabelecer conexões lógicas entre fenômenos cotidianos e sistemas abstratos. |
|
associação de palavras |
10 minutos |
Compreensão das relações entre os diferentes conceitos. Habilidade de classificar informações, combinar dados que se relacionam entre si e entender as diferenças entre conceitos. |
|
prova de memória |
14 minutos |
Habilidade de visualizar e armazenar mentalmente vários objetos visuais e imagens gráficas. Rapidez para identificar pequenas diferenças entre imagens muito semelhantes. |
|
resolução verbal |
15 minutos |
Entendimento da informação escrita, identificando sua essência conceitual e compreensão de como se relaciona ao problema que está sendo resolvido. |
É recomendável selecionar apenas as provas que medem as habilidades necessárias em cada caso / função. |
Visando apoiar nossos clientes através de ferramentas online com alto nível de precisão, elevada consistência, são apresentados os resultados de forma objetiva e fácil compreensão, através de:
- Porcentagens de acerto sobre todas as questões e não somente sobre as respondidas.
- Resultados de um ou vários indivíduos.
- Comparação de resultados feita aos respondentes em nível mundial.
- Poderá ser comparado aos respondentes da própria organização (amostra própria).
- Indica qual percentual de todos os respondentes obteve resultado inferior ao respondente.
- Apresentação em tabela e diversos formatos de gráficos.
- Consulta online, via Internet na plataforma FinxS, ou via e-mail através de relatório PDF.