Por que algumas equipes funcionam bem, enquanto outras sempre estão sob tensão e com mal-entendidos?
As falhas de comunicação e conflitos surgem a partir das diferenças nos estilos de interação e comunicação, ou seja, em nossas formas preferidas de fazer as coisas.
Só saber disso não melhora a situação, a questão é saber como fazer a equipe funcionar.
Equipes que funcionam bem, frequentemente, predizem o sucesso organizacional, enquanto equipes disfuncionais tendem a amplificar os problemas.
O fraco desempenho da equipe leva ao não cumprimento de suas metas, baixa moral dos funcionários e maior rotatividade.
Todas as equipes têm seus próprios pontos fortes, desafios e dinâmicas únicas. É importante, como líder, entender como você prefere liderar, motivar e maximizar os pontos fortes da sua equipe, assim como desenvolver áreas que podem ser desafiadoras.
Como membros da equipe, compartilhamos seus objetivos gerais, mas a forma como chegamos lá está sujeita às nossas preferências: Alguns de nós preferem agir rapidamente e assumir riscos, enquanto outros preferem trabalhar de forma colaborativa e cuidadosa. Já há alguns que precisam de planos claros e mutuamente acordados, enquanto há aqueles que desejam tomar suas próprias decisões.
Cultura da Equipe
Entendemos que cultura é um sistema de referência que visa garantir a sobrevivência dos membros de uma equipe no ambiente específico em que convivem, sendo que é algo compartilhado por todos, ou quase todos, os seus membros, estruturando a percepção que têm do mundo.
Os membros mais antigos passam seus conhecimentos e valores para os membros mais novos, sendo transmitido para as gerações seguintes.
A cultura define o que é considerado apropriado ou não, como a comunicação e a interação entre as pessoas, assim como serão tratados os problemas e conflitos. Desta forma, a cultura proporciona um senso de segurança, estrutura e continuidade para seus membros.
Se por um lado, pertencer a uma cultura torna a sua vida mais fácil, por outro lado, a cultura pode ser restritiva e inflexível, quando questionada, uma vez que busca proteger a si mesma e se desenvolver no seu próprio ritmo, sem a influência de outras culturas.
No ambiente organizacional, a cultura de uma equipe é questionada pela própria cultura organizacional (que define como toda a empresa deve se comportar), pela cultura de outras equipes e, às vezes, pelo próprio gestor da equipe (quando herda uma equipe e quer alterar ou contradizer a cultura já existente).
O perfil comportamental dos membros da equipe define muitos aspectos da cultura da equipe e desempenha um papel importante na forma como a equipe se comunica, toma decisões, lida com conflitos, compartilha responsabilidades, bem como outros aspectos comportamentais.
A falta de clareza no conhecimento do próprio perfil, e dos membros da equipe, provoca problemas de desempenho, conflitos, ruídos na comunicação, ansiedade, estresse e, consequentemente, faz com que a equipe não funcione bem.
Mapeamento da Equipe
Gerenciar a cultura da equipe requer, antes de tudo, o mapeamento dos membros da equipe e do passado de cada um deles. A cultura da equipe é a somatória das experiências (culturas individuais) de seus membros.
Entender e gerenciar a cultura da equipe requer a compreensão de cada membro e a identificação dos pontos fortes e os desafios de sua cultura, no ambiente atual e futuro, assim como a compreensão das maneiras como a cultura pode aceitar mudanças.
O Relatório de Cultura de Equipe Extended DISC® foi projetado para avaliar a cultura da equipe, apresentando resultados completos para diferentes tipos de equipes, visando atender as necessidades específicas de uma:
- Equipe Geral
- Equipe Virtual
- Equipe de Vendas
- Equipe de Projeto
- Equipe de Especialistas
- Equipe Desportiva
Assim como a Análise de Perfil de Equipe Extended DISC®, esta análise combina os resultados individuais da Análise de Perfil Pessoal Extended DISC® de cada membro da equipe, não sendo necessário responder a nenhum outro formulário online.
Os líderes podem usar os resultados da Análise de Perfil Extended DISC® para reconhecer as preferências exclusivas de seus funcionários e tomar melhores decisões sobre a melhor forma de liderá-los.
Por exemplo, você está atribuindo responsabilidades e tarefas de forma eficaz? E se você souber quais dos seus funcionários preferem trabalhar de forma independente e quais são os mais adequados para lidar com os detalhes e garantir que os erros sejam minimizados?
Compreender e desenvolver a cultura da equipe é absolutamente necessário para liderar, motivar e desenvolver equipes de sucesso, com eficácia. Isso permite uma abordagem direcionada à sua cultura, mas que também leva em consideração a complexidade e singularidade de cada um dos seus membros.
Qual é o Próximo Passo?
Gostaria de conhecer mais sobre como identificar e gerenciar a cultura da sua equipe, tornando mais produtiva sua liderança?
Conheça o novo Relatório de Cultura de Equipe e entre em contato com a Extended DISC® para mais informações sobre o mapeamento da cultura da sua equipe!