Que Perguntas os Estilos DISC Fazem?

Entenda como os interesses, objetivos e preferências comportamentais das pessoas se refletem no modo como fazem perguntas!

Quanto mais perguntas fazemos, maior a nossa chance de obter respostas que possam nos encaminhar para o sucesso!

Quando consideramos os interesses, objetivos e preferências comportamentais de uma pessoa, é possível entender o que ela pode estar tentando dizer, através das perguntas que faz.

Assim, existem determinados tipos perguntas que possuem maior relação com cada um dos Estilos DISC.

Por que se focar nas perguntas que os Estilos DISC fazem?

Interagimos, de forma mais produtiva, quando estamos cientes do nosso Estilo DISC ou da maneira como preferimos nos comunicar.

Porém, podemos ser ainda mais eficientes na comunicação, se também estivermos cientes dos Estilos DISC das pessoas com quem interagimos.

Quando apresentamos a consciência e compreensão do que a outra pessoa prefere, podemos tomar decisões conscientes sobre como se ajustar e adaptar da melhor forma possível no relacionamento.

Identificar os Estilos DISC, através das perguntas que são feitas, pode se tornar muito útil durante esse processo!

Que perguntas o Estilo D faz?

Pessoas que possuem predominância no Estilo D são diretas, rápidas e decisivas!

Procuram saber os fatos necessários para tomar decisões, resolver problemas e atingir objetivos.

Fazem perguntas focadas em resultados, como:

  • O que eu ganho com isso?
  • Qual foi o resultado final?
  • Qual é a nossa vantagem competitiva?
  • Qual é o prazo de entrega?

As perguntas feitas pelo Estilo Comportamental D (de Dominância) são orientadas para resultados (O que?)

Que perguntas o Estilo I faz?

Pessoas que possuem predominância no Estilo I são sociais, energéticas e falantes!

Procuram interagir e se conectar com as outras pessoas, querendo saber se as suas ideias serão aceitas ou reconhecidas.

Fazem perguntas focadas em pessoas, como:

  • Quem gostou dessa solução?
  • Quem mais quer fazer isso?
  • Que irá comparecer na reunião de hoje?
  • Quem me acompanha?

As perguntas feitas pelo Estilo Comportamental I (de Influência) são orientadas para pessoas (Quem?)

Que perguntas o Estilo S faz?

Pessoas que possuem predominância no Estilo S são cuidadosas, sinceras e calmas!

Procuram entender as coisas e saber como tudo funciona, querendo saber se a decisão beneficia a todos os envolvidos.

Fazem perguntas focadas em processos, como:

  • Como iremos fazer isso?
  • Como isso irá nos impactar?
  • Como essa solução pode nos ajudar no nosso caso?
  • Como que isso funciona?

As perguntas feitas pelo Estilo Comportamental S (de eStabilidade) são orientadas para processos (Como?)

Que perguntas o Estilo C faz?

Pessoas que possuem predominância no Estilo C são analíticas, disciplinadas e reservadas!

Procuram saber de tudo para tomar a melhor decisão possível, se aprofundando no assunto e obtendo mais informações.

Fazem perguntas focadas em propósitos, como:

  • Por que isso é desse jeito?
  • Por que não fazemos assim?
  • Por que isso tem que ser feito nessa ordem?
  • Para que isso serve?

As perguntas feitas pelo Estilo Comportamental C (de Conformidade) são orientadas para propósitos (Por que?)

Tenha sucesso de forma mais prática e simples!

Estamos em contato com pessoas todos os dias. Encontrar uma ferramenta de comunicação que é rápida e simples de usar, provavelmente, se tornará útil e fundamental para o seu uso diário.

Na próxima vez que você observar os comportamentos das pessoas, pense sobre o tipo de perguntas que os Estilos DISC fazem.

São perguntas que frequentemente começam por “O que…?”, “Quem…?”, “Como…?” ou “Por que…?”.

Se você está ciente dos tipos de pergunta, então você possui uma peça chave para identificar melhor o perfil comportamental dessa pessoa!

E, então, você pode fazer ajustes adequados para o seu próprio estilo, visando engajar e interagir com as pessoas de uma maneira muito mais produtiva!

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos, Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.

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