Do que você irá se arrepender?

Marshall Goldsmith

Em sua experiência, quais são os maiores arrependimentos que uma pessoa pode ter no final da sua carreira? O que as pessoas desejam ter aprendido antes em suas vidas?

Essa é uma ótima pergunta. Uma pessoa sábia aprende com a experiência. Uma pessoa mais sábia aprende da experiência de outra pessoa. A melhor maneira de se responder essa questão é perguntar para as pessoas que realmente tenham experiência.

O meu amigo John Izzo é o autor de um novo livro maravilhoso “Os Cinco Segredos que Você Deve Descobrir Antes de Morrer”. O livro é baseado em 250 entrevistas que ele conduziu com pessoas entre 59 e 106 anos, pedindo para eles refletirem sobre as suas vidas e carreiras. As pessoas que ele entrevistou variavam de barbeiros para CEOs de grandes empresas e os temas que surgiram foram semelhantes. Abaixo serão citados alguns dos arrependimentos e coisas que nós gostaríamos de saber mais cedo.

A primeira coisa que ele aprendeu foi que as pessoas não se arrependem dos seus erros e que muitas pessoas gostariam de ter se arriscado mais. Muitos de nós passamos a nossa carreira inteira com medo de errar, mas Izzo descobriu que tentar e falhar são coisas que nós conseguimos lidar. As pessoas mais felizes sentiram que elas tinham perseguido os seus sonhos e se esforçado em suas vidas e carreiras. Então, nós temos mais chance de nos arrepender de não ter corrido atrás de um sonho do que ter falhado no final. Isso é particularmente interessante, porque muitos de nós pensamos que o erro é a pior coisa que pode acontecer, mas, no final, não tentar ou tomar decisões de forma segura é o que realmente tornasse incomodo.

Estabilidade entre vida e trabalho é um assunto muito importante atualmente, então eu estava particularmente interessado como essas entrevistas poderiam nos ensinar sobre o tema. O que o Izzo encontrou foi complexo. Enquanto muitas pessoas se arrependiam de ter se focado muito em seus trabalhos e ignorado objetivos pessoais e de relacionamento, outros realizaram os mesmos sacrifícios, porém não tiveram nenhum arrependimento.  Izzo afirma “ No final, enquanto nós escolhemos os caminhos para balancear a nossa vida e carreira, cada um de nós possui uma voz interior que está falando conosco. Para aquelas pessoas as quais suas vozes interiores falaram que elas tinham se sacrificado muito ou não haviam sido verdadeiras com elas próprias, possuíam maiores arrependimentos. ” O livro possui algumas histórias comoventes de pessoas que não prestaram atenção em suas vozes interiores. Em suma, se você pensa que a mistura entre a sua vida e carreira não está funcionando muito bem, é porque não deve estar funcionando mesmo.

Quando eu perguntei ao Izzo sobre os seus próprios arrependimentos (ele havia acabado de completar 50 anos), ele me falou que o seu único arrependimento espelha o que ele havia escutado dos seus entrevistados. “ Eu olho para trás e desejo que eu não agisse como soubesse de tudo no início da minha carreira.  Ao invés de tentar provar o quanto eu era inteligente, eu gostaria de ter escutado os conselhos de quem sabia muito mais do que eu. ” Em suas entrevistas, muitas pessoas falaram sobre a importância de aprender e se desenvolver durante a carreira e que quanto mais nós continuarmos aprendendo, mais sucesso nós teremos. “ Basicamente essas pessoas nunca se acomodaram com as suas situações; elas sempre estavam tentando aprender com pessoas que eram mais espertas do que elas. ”

A coisa mais importante que o Izzo aprendeu sobre o arrependimento foi a importância de manter-se verdadeiro consigo mesmo. Muitos daqueles que eu entrevistei olharam para trás e perceberam que eles eram muito influenciados pela opinião dos outros. Eles me falaram o quão crítico é seguir a sua própria definição de sucesso. Não aceite aquele trabalho ou aumento porque alguém lhe disse que é o seu próximo passo natural. Pergunte a si mesmo se este é o próximo passo que você realmente o quer tomar.

Uma lição final dessas pessoas é que status e poder não serão as únicas coisas que você possa se lembrar quando olhar para trás. Muitas pessoas disseram que foram as coisas que elas deram e as pessoas que elas treinaram que realmente lhes deram satisfação. O barbeiro entrevistado conseguiu resumir claramente: “ O dinheiro em sua carteira não representa a definição do seu sucesso, mas sim quantas vidas você tocou. ” É algo que tanto barbeiros e CEOs tem plenamente concordado.

Marshall Goldsmith_photoDr. Marshall Goldsmith foi reconhecido como Coach Executivo nº 1 no ranking mundial pela GlobalGurus.org, estando dentre os pensadores mais influentes do mundo segundo classificação feita pela Thinkers50, que em 2015 o reconheceu como nº 1 Pensador em Liderança. Dentre seus 35 livros estão os best-sellers da revista Business Week, The Leader of the Future (O Líder do Futuro) e Global Leadership: The Next Generation (Liderança Global: A Próxima Geração), sendo seu último lançamento Triggers (2015). Dr. Marshall é uma autoridade mundial na ajuda de líderes de sucesso, na conquista de mudanças positivas de comportamento tanto em si mesmos quanto de seus funcionários e suas equipes.

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos, Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.

//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Aguardamos seu contato