Liderar uma equipe diversificada já é algo complexo, em bons momentos, mas, certamente, é um grande desafio em tempos de mudanças constantes, inesperadas e marcadas por estresse.
O estresse, especialmente em pequenas quantidades, pode nos estimular a agir e fornecer a energia que precisamos para superar certas situações. No entanto, o estresse é uma sobrecarga e pode nos impedir de fazer os esforços adicionais para os ajustes comportamentais necessários para responder às demandas da situação.
Para muitos de nós, que geralmente trabalhamos em ambientes estressantes, entender os estilos comportamentais ajuda a reconhecer quando você está estressado, e dessa forma tomar as melhores decisões sobre como gerenciar o seu estresse. Além disso, como líder, você também precisa gerenciar o estresse da sua equipe.
Compreender os estilos comportamentais de seus liderados pode motivar e inspirar maior produtividade. O modo como você lidera sob estresse tem um impacto significativo em como sua equipe administra seu próprio estresse.
É muito importante saber o que lhe causa estresse e entender o impacto que isso tem na sua liderança, pois essa autoconsciência lhe dá a oportunidade de reavaliar, tentar algo diferente e evitar a perda de controle sobre si mesmo.
Líderes de Estilo D sob Estresse
Os líderes de Estilo D sentem-se mais confortáveis quando estão no controle e são capazes de tomar suas próprias decisões. O estresse ocorre quando eles perdem o poder de influenciar o que acontece e quando não conseguem atingir seus objetivos de curto prazo.
Sob estresse, começarão a exibir o uso excessivo de seu estilo. Por exemplo, são assertivos e sentem-se confortáveis para delegar e dirigir outros para fazerem as coisas. Sob estresse, podem parecer ditatoriais e insensíveis; esquecendo de pedir licença ou desculpas. Esses líderes têm foco em resultados imediatos e podem se tornar contundentes e exigentes.
Os líderes de Estilo D, sob pressão, precisam pensar antes de agir. Uma ótima estratégia é contar até 10 antes de reagir. Olhar, com mais frequência, para as metas de longo prazo, em vez de realizações de curto prazo, o que ajudará a manter a perspectiva do que está buscando alcançar.
Como um líder de Estilo D, considere dar a si mesmo mais oportunidades de agir de forma independente e busque formas de obter algum controle sobre o que acontece.
Líderes de Estilo I sob Estresse
Os líderes de Estilo I são líderes de pessoas, lideram com sua capacidade de influenciar os outros e de se comunicar bem. Temem a perda de influência e não serem incluídos, precisam sentir-se amados. Também, ficam frustrados com as rotinas diárias e a estrutura rígida.
Quando estão sob pressão, se tornam excessivamente emocionais e se concentram ainda mais nos relacionamentos. Gostam de falar e, sob pressão, podem falar muito, tornando-se prolixos e trazendo emoções para criar opiniões apaixonadas. Seu foco principal nas pessoas pode distraí-los dos detalhes e tarefas, causando desorganização.
Demonstram uma atitude positiva e divertida. Adoram oportunidades de interagir com muitas pessoas em diferentes situações. Como um líder de Estilo I, busque oportunidades para fazer contatos e ter tempo para conversar; especialmente em situações em que é mais provável que você receba incentivo e feedback positivo.
Líderes de Estilo S sob Estresse
Os líderes de Estilo S gostam de segurança e rotinas. Mudanças inesperadas ou planos pouco claros podem criar pressão adicional. Trabalham duro para serem inclusivos e solidários.
No entanto, sob pressão, os líderes de Estilo S buscarão por informações e direção. Tentarão trabalhar mais para manter os relacionamentos e a harmonia da equipe. Seus liderados podem não ser capazes de ler o que estão sentindo, frente a seu comportamento excessivamente cauteloso e obstinadamente resistente a qualquer tentativa de mudar as coisas.
Para aliviar a pressão, necessitam receber o apoio para lidar com mudanças, sendo incluídos no planejamento de cada etapa, para que saibam o que esperar. Ambientes seguros, planos claros e ter pessoas de confiança ao seu redor também podem aliviar o estresse.
Líderes de Estilo C sob Estresse
Os líderes de Estilo C se concentram em proceder com cautela e lógica, garantindo que o processo aconteça sem erros. Podem ficar estressados quando a situação é desestruturada e caótica, pois precisam de regras e informações claras. Funcionários emocionais tendem a ser mais desafiadores para o Estilo C administrar.
Sob pressão, os líderes de Estilo C podem se tornar mais retraídos. Podem se retirar de uma situação de conflito ou começar a questionar tudo. Passam a confiar apenas na lógica e nos fatos, em vez de confiar nos outros e em seus instintos, podendo até entrar na “paralisia da análise”, onde analisam tudo, o tempo todo.
Os líderes de Estilo C podem aliviar a pressão com informações críticas para ajudar a tomar decisões e ter planos alternativos para lidar com diferentes situações. Podem se concentrar nas tarefas à sua frente, desacelerando-as e dando-se tempo para tomar decisões.
4 Passos para uma Liderança Mais Eficaz
Todos os Estilos DISC ficam sob estresse, mas a maneira como demonstram, reagem e obtém alívio são diferentes. Como líder, você pode não estar totalmente ciente de como seu estresse se manifesta, especialmente para seus liderados.
O Modelo Extended DISC® ajuda a perceber a si mesmo e aos outros, dando-lhe maior protagonismo nas suas interações, pois, ao compreender os estilos de seus liderados, terá subsídios para fazer ajustes comportamentais para uma liderança mais eficaz. Use seu próprio relatório de Análise de Perfil para identificar como você tende a reagir em situações de pressão ou o que tende a trazer desmotivação.
A Análise de Perfil Extended DISC® fornece maior entendimento acerca de nossas forças comportamentais, nossas motivações e nossas maneiras preferidas de fazer as coisas, como também identifica como cada estilo tende a reagir em situações de estresse e liderança.
É muito importante ter um momento para avaliar a situação e ter as ferramentas para tomar as melhores decisões.
Agora, o que você fará de diferente daqui para frente? Pense em estratégias que possa implementar quando estiver sob estresse, frustração ou cansaço. O que você pode fazer para ter energia e se esforçar mais? Sempre, faça uma pausa primeiro, depois tente. Se não der certo, ajuste e tente outra coisa da próxima vez.
Como líder de sua equipe, compreender os estilos comportamentais de seus liderados pode motivar e inspirar mais produtividade, que seria outra maneira de gerenciar seu próprio estresse. O modo como você lidera sob estresse tem um impacto significativo em como sua equipe administra seu próprio estresse.
Finalmente, seu estilo de liderança muda sob estresse? A resposta é: “depende”, isto é, em última análise, depende de você e de como você se ajusta.
Qual é o Próximo Passo?
Gostaria de conhecer mais sobre seu estilo comportamental ao liderar pessoas, assim como identificar os estilos dos outros, tornando-se mais produtivo em suas interações na vida e no trabalho?