03 Passos para uma Equipe de Sucesso

Este estudo de caso baseia-se no compartilhamento da experiência de um respeitado e bem-sucedido coach que atua, por mais de 15 anos, no apoio e desenvolvimento de profissionais, na Nova Zelândia.

Este estudo de caso baseia-se no compartilhamento da experiência de um respeitado e bem-sucedido coach que atua, por mais de 15 anos, no apoio e desenvolvimento de profissionais, na Nova Zelândia. 

Wayne Dellow vem utilizando as ferramentas da Extended DISC® e a plataforma de avaliações online FinxS®, por boa parte de sua carreira, para a construção de equipes de alta performance. 

Ele utiliza as ferramentas da Extended DISC® constantemente, devido às ofertas extensivas de desenvolvimento de equipes, sendo que o Relatório de Análise de Equipe é o método mais simples e prático para identificar os pontos fortes e áreas de desenvolvimento, de todos os seus membros. 

Quais são os passos para se construir uma equipe de sucesso?

Utilizar o Relatório de Análise de Perfil Extended DISC® 

A avaliação individual de todos os membros da equipe possibilita que cada um consiga identificar seu respectivo Estilo Comportamental DISC, aumentando o autoconhecimento e desenvolvendo a comunicação. 

Gerar o Relatório de Análise de Equipe Extended DISC®

Através da compra da licença de uso na plataforma FinxS®, é possível unir e analisar os resultados de todos os membros da equipe, em um único relatório e sem nenhum custo adicional.  

Isso permite que todos consigam descobrir como que ocorre o trabalho e a sinergia entre a equipe, como também encontrar possíveis compatibilidades e conflitos entre suas competências comportamentais. 

Criar Relatórios Adicionais & Personalizados

Na medida em que se consegue visualizar a situação atual da equipe, torna-se possível analisar sua área de desenvolvimento e estruturar abordagens para treinamento e aprofundamento. 

A plataforma Finxs® viabiliza esses processos por meio da criação de inúmeros relatórios, como: Relatório de Análise de Estresse, Relatório de Liderança & Gestão, Relatório de Análise de Vendas, dentre outros. 

Quais são os resultados e impactos deste processo?

Wayne admite que há “definitivamente algumas pessoas que ficam chocadas ao saber como são percebidas pelos outros. Naturalmente, nós assumimos que todo mundo pensa e age da mesma maneira, mas este não é o caso – o que alguém fala e o que o outro ouve nem sempre é a mesma coisa.” 

“Entre o que eu penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo.” 
Alejandro Jodorowsky 

Infográfico - Estilo Comportamental Dominância: Equipe (Ações, Diferenciais & Vulnerabilidades) | Extended DISC Brasil
Infográfico: Ações, diferenciais e vulnerabilidades do Estilo D em equipe

Durante uma de suas sessões de treinamento, Wayne descobriu que uma pessoa, que tinha predominância no Estilo D, não tinha ideia que os outros membros da equipe, que apresentavam uma mistura entre os Estilos S e C, o consideravam como alguém muito rude. 

Infográfico - Estilo Comportamental Influência: Equipe (Ações, Diferenciais & Vulnerabilidades) | Extended DISC Brasil
Infográfico: Ações, diferenciais e vulnerabilidades do Estilo I em equipe

Essa falta de conhecimento se justificou pelo fato dele não investir seu tempo conversando e socializando com os outros (se seu Estilo é I ou S, sabe que a comunicação é um fator essencial para tomada de decisão e engajamento no ambiente de trabalho). 

Infográfico - Estilo Comportamental eStabilidade: Equipe (Ações, Diferenciais & Vulnerabilidades) | Extended DISC Brasil
Infográfico: Ações, diferenciais e vulnerabilidades do Estilo S em equipe

“Depois de ler os resultados, a pessoa, que tinha predominância no Estilo D, considerou as observações e adequou seu comportamento, buscando se relacionar, mais frequentemente, com os membros da equipe. 

Infográfico - Estilo Comportamental Conformidade: Equipe (Ações, Diferenciais & Vulnerabilidades) | Extended DISC Brasil
Infográfico: Ações, diferenciais e vulnerabilidades do Estilo C em equipe

Os outros, que eram do Estilo I ou S, também compreenderam que a orientação para resultados e o foco nos objetivos, características típicas do Estilo D, não representavam nenhum tipo de indiferença ou ataque pessoal.”   

Depois de 11 anos repletos de histórias de sucesso, será que Wayne ainda recomendaria a Extended DISC® para outras pessoas?

“Sem dúvida!”, ele responde, “Extended DISC® não olha apenas para quem eu gostaria de ser, mas também para quem eu realmente sou.” 

“Em um mundo ideal, eu sugeriria que todas as pessoas fizessem as avaliações comportamentais da Extended DISC®, contudo, acredito que, no mínimo, aqueles que se encontram em altas posições deveriam fazer, e não apenas uma vez! Lições aprendidas devem ser lembradas todos os dias e refinadas constantemente.” 

Quer alavancar o desempenho da sua equipe?

Com um mercado cada vez mais global, as empresas precisam ser ágeis e flexíveis, conhecendo seus talentos e reelaborando suas estruturas. 

A importância do desempenho coletivo vem aumentando, o que levanta a necessidade do desenvolvimento de competências comportamentais e do engajamento no ambiente de trabalho. 

Baixe um modelo do nosso Relatório de Análise de Equipe para descobrir como aumentar a produtividade e ter uma comunicação ainda mais eficaz entre seus colaboradores! 

https://extendeddisc.bitrix24.site/relatorio-analise-equipe

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos, Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.

//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Aguardamos seu contato