Resultados eficazes dependem de quão bem interagimos com nossos colegas e pacientes. Como melhorar essas interações e, em última análise, os resultados?
O Setor de Saúde é composto por uma complexa série de interações, sendo um fator crítico a comunicação trocada regularmente entre prestadores de serviços, funcionários e pacientes. O custo da falta de comunicação é extremamente alto, seja sobre os resultados dos pacientes ou, ainda mais importante, sobre a vida ou a morte.
Estima-se que mais de 50% dos eventos médicos graves, não relacionados ao curso natural da doença do paciente, são resultado de falhas na comunicação.
Na maioria das vezes, o paciente interage com toda a equipe de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e auxiliares no atendimento. A eficácia na comunicação é fundamental para oferecer o melhor atendimento ao paciente.
Então, como a Extended DISC® pode contribuir para essas interações, otimizando a produtividade e garantindo melhores resultados aos pacientes?
Uma visão geral da Extended DISC®
Nem sempre conseguimos demonstrar empatia ou escutar ativamente. No entanto, isso não impede que possamos ser bem-sucedidos, como profissionais da área da saúde, zelando pelo bem estar do paciente.
Todos temos pontos fortes e áreas de desenvolvimento, e a chave do sucesso é utilizar nossas forças comportamentais e fazer ajustes em nosso estilo para garantir os melhores resultados.
O Modelo da Extended DISC® não julga uma pessoa como melhor ou pior, mas fornece um roteiro para que possamos compreender melhor nossas preferências naturais.
A chave é a compreensão de como preferimos fazer as coisas e quais comportamentos tendem ser mais confortáveis para nós, exigindo mais ou menos energia.
Como Extended DISC® nos ajuda a ter mais sucesso como profissionais da saúde?
Os profissionais da saúde não podem se dar ao luxo de transmitir suas mensagens de maneira ineficaz, o que pode resultar em um mal-entendido ou coisa pior: Imagine prescrever um tratamento para seu paciente, que ele desconsidere, ou que lhe entenda mal e siga o tratamento incorretamente.
É extremamente crítico para os profissionais de saúde serem capazes de se comunicar com clareza e eficácia.
O Modelo da Extended DISC® nos permite tratar diversos pacientes da maneira que eles preferem ser tratados e, portanto, mais propensos a responder aos planos de tratamento. Isso pode ser um fator crítico para o tratamento de pacientes, especialmente aqueles que precisam ser prescritos em regime de autocuidado.
Além de uma comunicação mais eficaz, a Extended DISC® fornece informações que apoiam a construção de uma ponte de confiança entre o paciente e o profissional da saúde, para informar diagnósticos e subsidiar resultados mais positivos.
Apoia a compreensão dos estilos naturais de comunicação, bem como os dos pacientes, aumentando a consciência sobre as tendências no relacionamento e identificando o estilo comportamental dos outros.
Diferentes estilos de pacientes
Pacientes do Estilo D tendem a se sentir mais confortáveis quando você se concentra nos pontos chave. Querem ter uma sensação de controle, então busque fornecer opções e oportunidades para rápida tomada de decisões.
Pacientes do Estilo I tendem a se sentir mais confortáveis quando têm tempo para conversar, não só da situação pela qual estão passando, mas da sua vida em geral. Querem sentir uma conexão pessoal e se concentrar mais no positivo.
Pacientes do Estilo S tendem a se sentir mais à vontade se você dedicar algum tempo para criar um relacionamento e responder às perguntas deles pacientemente. É importante que sintam que você é confiável e lhes tratam com sinceridade.
Pacientes do Estilo C tendem a se sentir mais confortáveis se você desacelerar, pois não vão em frente sem compreender o que se passa. Busque fornecer soluções que já foram comprovadas e respostas detalhadas às suas perguntas.
A realização de ajustes, frequentemente breves e temporários, em nosso estilo pode fazer a diferença em nossas interações, ajudando a torná-las mais bem-sucedidas.
Como construir as melhores equipes de profissionais da saúde
Quase sempre os profissionais da saúde trabalham em uma equipe, sendo a comunicação fundamental para os melhores resultados.
As equipes de saúde precisam transmitir informações entre funcionários, provedores, enfermeiros etc. Isso pode ser feito pessoalmente, por telefone ou por mensagem escrita, sendo que algumas dessas interações podem resultar em frustração, confusão, um sentimento de que a outra pessoa não entendeu o que você quis dizer, ou pior, um erro.
A Extended DISC® subsidia o entendimento de que temos estilos diferentes e preferidos de comunicação com os colegas, assim como com os pacientes. Pode identificar e prever como tendemos a fazer as coisas, como trabalhamos sob pressão, como tomamos decisões, como preferimos nos comunicar etc. Também pode nos mostrar o que acontece quando não ajustamos nossos comportamentos às necessidades dos nossos interlocutores.
Temos a tendência de confiar em nossas forças comportamentais, porque não nos requer energia e concentração adicionais. No entanto, é frequentemente o uso excessivo de nossas forças que nos causa problemas.
Definitivamente, devemos usar nossos pontos fortes, o trabalho na área da saúde não é fácil, mas também precisamos estar cientes de quando o estilo natural é apropriado e quando nosso estilo necessita ser ajustado.
Assim como no jogo infantil “telefone sem fio”, pequenas diferenças em nosso estilo de comunicação podem afetar as mensagens que recebemos e enviamos. Comunicação eficaz é o que une os membros bem-sucedidos da equipe de saúde para fornecer um atendimento mais integrado e eficaz.
O desafio é melhorar a comunicação e interações para fortalecer a equipe e o vínculo do profissional da saúde e paciente, ajudando a manter todos motivados, produtivos e bem-sucedidos.
No final, trata-se de ajudar nossos fornecedores, membros da equipe e pacientes a obter melhores resultados e poder focar no fator humano como algo fundamental nos serviços de saúde.
Recursos da Extended DISC®
A ferramenta de Análise de Perfil Extended DISC® identifica o estilo comportamental de um indivíduo e de uma equipe, não mede seus pensamentos, habilidades, experiência ou conhecimentos, mas fornece um mapa para que possamos entender melhor suas preferências naturais, estabelecendo um ponto de partida para seu desenvolvimento.
A Extended DISC® oferece estudos de caso documentados, permitindo que todos se beneficiem de sucessos compartilhados na utilização da análise e gestão comportamental no Setor da Saúde, assim como fornece o Relatório de Análise de Perfil – Profissional da Saúde, para ampliar o entendimento da tendência comportamental em termos de comunicação, estresse, motivação, tomada de decisão e trabalho em equipe, subsidiando um plano de mudança comportamental com oportunidades contínuas de se tornar a melhor versão de si mesmo.
Referência: https://blog.extendeddisc.org/how-disc-can-benefit-the-healthcare-sector
Markku Kauppinen, presidente da Extended DISC® North America, é reconhecido como a maior autoridade em avaliações Extended DISC® de todo o território norte-americano. Está constantemente envolvido no treinamento de usuários, e já trabalhou com clientes nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e América Latina.