Como se adaptar às tendências do futuro-RH?

Assim como acontece em todos os ramos profissionais, é claro que o setor de Recursos Humanos, conhecido como RH, também sofreu bastante modificações.

Aliás, todos os setores costumam ver novas tendências aparecendo, especificamente para que o seu serviço seja mais humanizado e mais completo, além de mais eficiente.

Todos os profissionais que fazem parte do setor de Recursos Humanos precisam saber sobre as novas tendências do ramo a fim de atender melhor às empresas e conseguir oportunidades promissoras.

Porém, não basta se informar sobre as novas tendências: é indispensável entender como se adaptar a elas. Para você aprender mais sobre isso, é só continuar lendo este material que preparamos.

Entendendo as Mudanças no Mundo do RH

Basicamente, é possível citar duas grandes mudanças que passaram a ser notadas no setor de Recursos Humanos: a primeira delas é a necessidade de humanizar o relacionamento com os funcionários.

Hoje, a tendência é que o setor de Recursos Humanos esteja mais envolvido em proporcionar não apenas os interesses da empresa, mas dos funcionários, incluindo promoção de conhecimento.

Mais uma tendência que não pode ser ignorada quando se trata de RH é a adoção da tecnologia. Atualmente, grande parte dos processos que envolvem departamento pessoal são organizados de forma eletrônica.

Isso faz com que o fluxo de trabalho do setor seja mais fluído, ou seja, que se consiga atender a mais demandas e dar informações mais precisas aos superiores e aos funcionários.

Adaptando-se à Era Digital: Tecnologia no RH

Adotar a tecnologia no dia a dia do setor de RH é indispensável para que se possa reduzir diversos problemas.

Não é para menos que a maioria das empresas atua com softwares especializados que permitem que a frequência dos colaboradores seja registrada, assim como atestados, atrasos, horas-extras feitas, feedbacks, recrutamento e seleção e muito mais.

Com a utilização dos softwares especializados, os colaboradores do RH minimizam erros que podem até mesmo acarretar processos à empresa, além de desperdiçarem menos tempo em apenas uma tarefa.

É importante ressaltar que a adoção da tecnologia para esse setor é mais comum em empresas de médio e grande porte, mas que as pequenas empresas também podem fazer essa opção.

Inclusive, existem até mesmo softwares de automação com soluções específicas para empresas que têm menos funcionários, mas que desejam um setor de RH mais otimizado.

Outra ressalva é que os próprios colaboradores de Recursos Humanos precisam estar prontos e abertos para que a tecnologia faça parte da sua rotina profissional, até mesmo porque essa tem sido uma exigência das empresas.

Desenvolvendo Habilidades-Chave para o Futuro do RH

Apesar de todo o desenvolvimento e modernização que o RH tem apresentado nas últimas décadas, algo se mantém: a necessidade de os seus profissionais terem certas habilidades-chave.

Uma delas é a inteligência emocional, levando em conta que esse é um setor que lida bastante com as emoções. Afinal, não é fácil, por exemplo, conduzir o desligamento de um colega que é querido.

Também é muito comum que os colaboradores façam questionamentos exaltados ao RH em decorrência de diversas situações, sendo necessário autocontrole dos funcionários de RH.

Outra habilidade-chave extremamente importante é a liderança, considerando que o RH é um intermediário entre a direção e os funcionários.

Há ainda mais habilidades que são indispensáveis para quem faz parte do setor de RH, como:

  • Gestão de compliance e riscos;
  • Criatividade
  • Visão Estratégia
  • Comunicação
  • Solução de problemas

 Priorizando o Bem-Estar dos Colaboradores

Como mencionado anteriormente, tem sido cada vez mais importante para o RH cuidar do bem-estar dos funcionários.

Uma das principais tendências na área de Recursos Humanos é ver o colaborador, de fato, como um indivíduo que precisa ter as suas aspirações respeitadas, bem como ter ferramentas para se desenvolver.

É devido a isso que o RH de muitas empresas passou a ter processos mais humanizados desde o processo seletivo. Uma das mudanças, por exemplo, é a adoção do feedback durante o processo de seleção a fim de evitar que os candidatos fiquem muito ansiosos.

No âmbito dos colaboradores contratados, tem sido comum que o RH realize palestras de conscientização, que crie políticas para averiguar a saúde mental dos funcionários e até mesmo que sejam oferecidas oportunidades de cursos.

Um dos obstáculos, no entanto, é a necessidade de aprovação de verba por parte da direção das empresas. Sem isso, é comum que as inciativas do RH não possam ser postas em prática.

 Liderança Adaptativa: Guiando Equipes para o Futuro

Sem dúvida, a liderança adaptativa é uma das tendências mais interessantes para o ramo de Recurso Humanos e, para que ela seja efetiva, é preciso basear-se em caráter do líder, desenvolvimento ininterrupto e trabalho em equipe.

Nesse escopo, o objetivo é que todos os colaboradores tenham voz ativa para que as soluções sejam encontradas.

Dessa forma, se a empresa está enfrentando um problema ou se há necessidade de mudar determinada política, todos os colaboradores podem opinar, sendo usadas ferramentas diversas, tais como questionários ou as mais tradicionais caixas de sugestões.

A ideia é que a liderança da empresa, como um todo, possa se adaptar não somente às demandas do mercado, mas às possíveis sugestões da sua equipe.

Investindo na Diversidade e Inclusão no Ambiente de Trabalho

Por fim, uma das políticas mais importantes e mais atuais para o setor de Recursos Humanos é a diversidade e a inclusão.

Incluir profissionais com várias características diferentes (etnia, gênero, religião e condições físicas e mentais) é uma das chaves para criar uma empresa inovadora, que possa se beneficiar de muitos insights e comportamentos diferentes;

Além disso, é claro que se tornou mais importante que as empresas, por meio do RH, façam a contratação de pessoas com variados tipos de necessidades especiais, tanto físicas quanto intelectuais, oferecendo também estrutura para esses trabalhadores.

A Extended DISC Brasil, oferece várias soluções para se adaptar as novas tendências do RH, com relatórios diversificados para cada demanda do RH e uma plataforma totalmente acessível para trabalhar os projetos de avaliações de análise comportamental e desenvolvimento dos talentos.

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos, Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.

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