por Marshall Goldsmith
De vez em quando, eu me deparo com alguém que não quer mudar. Como eu posso motivá-lo a mudar quando ele não quer? O que eu faço para convencê-lo que a mudança é boa para ele? Nada!
Você já tentou mudar o comportamento de um adulto que não possuía nenhum interesse em mudar? Quanta sorte você teve com as suas tentativas de “pregações” a favor da mudança? Você já tentou mudar o comportamento de um conhecido, companheiro ou parente que não possuía interesse em mudar? Como isso funcionou para você?
O meu palpite é que se você já tentou mudar o comportamento de alguém, e essa pessoa não quis mudar, você foi consistentemente falho na mudança de comportamento. Você pode até ter alienado a pessoa que você estava tentando iluminar.
Se eles não se interessam, não gaste o seu tempo.
A pesquisa no coaching é clara e consistente. O coaching tem mais sucesso quando é aplicado em pessoas com potencial que querem melhorar – não quando aplicado em pessoas que não possuem interesse em mudar. Isso é verdade seja você um coach profissional, um diretor, membro da família, ou amigo.
O seu tempo é muito limitado. O tempo que você gasta se dedicando com pessoas que não se importam é um tempo perdido de pessoas que querem mudar.
Como exemplo, em Valley Station, no Kentucky (EUA), minha mãe era uma excelente professora da primeira série. Na mente da minha mãe, eu sempre estive na primeira série, meu pai estava na primeira série, e todos os nossos parentes estavam na primeira série.
Ela estava sempre corrigindo todo mundo.
O nome do meu pai era Bill. Minha mãe estava sempre gritando “Bill! Bill!” quando ele fazia algo de errado. Nós compramos um pássaro que falava. Em um notável curto período de tempo começou a gritar “Bill! Bill!”. Agora o meu pai estava sendo corrigido por um pássaro.
Anos passaram. Quando a minha mãe corrigiu um erro de gramática dele pela centésima vez, meu pai suspirou, “Querida, eu tenho 70 anos. Deixe para lá.”
Se você ainda está tentando mudar pessoas que não possuem interesse em mudar, escute o conselho do meu pai. Deixe para lá.
Dr. Marshall Goldsmith foi reconhecido como Coach Executivo nº 1 no ranking mundial pela GlobalGurus.org, estando dentre os pensadores mais influentes do mundo segundo classificação feita pela Thinkers50, que em 2015 o reconheceu como nº 1 Pensador em Liderança. Dentre seus 35 livros estão os best-sellers da revista Business Week, The Leader of the Future (O Líder do Futuro) e Global Leadership: The Next Generation (Liderança Global: A Próxima Geração), sendo seu último lançamento Triggers (2015). Dr. Marshall é uma autoridade mundial na ajuda de líderes de sucesso, na conquista de mudanças positivas de comportamento tanto em si mesmos quanto de seus funcionários e suas equipes.