A vez da liderança humanizada

Liderança é um assunto recorrente nas organizações, dada a sua relevância nos resultados dos negócios. Nos últimos anos, entretanto, o foco da discussão tem sido a revisão do papel do líder, devido à demanda crescente por uma liderança que responda, com mais eficácia e agilidade, às inúmeras transformações no ambiente corporativo. E em função dos benefícios apresentados, um dos modelos que vem despertando o interesse das empresas é a liderança humanizada.

Definindo a liderança humanizada

A liderança humanizada é um conceito de gestão que prioriza as pessoas dentro da organização. Dessa forma, as estratégias e os processos são criados para que os resultados sejam alcançados, mas respeitando as necessidades e os sentimentos dos colaboradores.

Além disso, a liderança humanizada atua de forma mais empática e inclusiva, promovendo um ambiente de trabalho em que prevalece o bem-estar, a confiança e o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, o que consequentemente produz um impacto positivo no desempenho geral.

A grande diferença, no entanto, quando comparada à liderança tradicional, está no comportamento de seus líderes, cujas habilidades mais destacadas são:

  • Possuem interesse genuíno nas pessoas, percebendo as suas necessidades e dificuldades, alinhando processos em concordância com os diferentes perfis e valorizando a participação de cada um dentro da equipe e da companhia;
  • Comunicam-se de forma aberta e honesta, com escuta ativa e sem julgamentos;
  • Impulsionam o desenvolvimento profissional e pessoal dos liderados;
  • Confiam em todos da equipe, dando-lhes autonomia para executar tarefas e tomar decisões;
  • Mantém conexão e proximidade com os liderados, mostrando-se disponíveis especialmente em momentos difíceis;
  • Agem com humildade, admitindo erros e mantém uma postura de constante aprendizado;
  • Praticam o autoconhecimento, são mais empáticos, flexíveis e trabalham para que haja um ambiente seguro e saudável na organização.

Por que incentivar a liderança humanizada nas empresas?

Como já foi dito, as empresas estão em busca de uma liderança mais adequada aos novos modos de se pensar e executar o trabalho, influenciado por tecnologias disruptivas assim como pela entrada de outras gerações no mercado. O que se tem percebido, porém, é que a liderança tradicional não apenas não tem se enquadrado às mudanças como tem contribuído com um ambiente muitas vezes conflitante, em que predominam fofocas e intrigas; falta de engajamento; ausência de inovações e queda da criatividade; falsas concordâncias; desmotivação e aumento da rotatividade de funcionários, além de aumento dos casos de burnout e doenças ligadas ao estresse.

Em contrapartida, a liderança humanizada promove um ambiente em que as pessoas se sentem seguras, ouvidas e respeitadas, portanto, motivadas a colaborar com ideias, já que sabem que não serão repreendidas, contribuindo para levar mais criatividade e inovação para as organizações. Ademais, a presença de um líder humanizado – que não se esquiva de suas responsabilidades, está sempre disposto a ouvir e aprender com as outras pessoas, age com transparência, empatia e respeito, assume erros e arrisca-se – cria uma relação de confiança com a equipe, possibilitando mais sinergia no grupo e uma cultura mais positiva e produtiva para a empresa. O que reforça a percepção de que o sucesso do líder está mais ligado à qualidade do seu relacionamento com a equipe do que com poder e hierarquia.

Mesmo que não seja uma mudança que ocorre da noite para o dia, pois estamos falando de comportamentos, as habilidades para desenvolver a liderança humanizada podem ser aprendidas. A MJF Desenvolvimento Humano oferece treinamentos, coaching de liderança e possui ferramentas que auxiliam o autoconhecimento do líder, trazendo um impacto positivo tanto na sua carreira quanto na vida pessoal.

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, Pós Graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internancionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of Business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de RH, Facilitadora de Treinamentos de Liderança e Análise Comportamental para várias empresas, atualmente Diretora de RH & Operações na Extended DISC BR.