A Coragem de Não Saber

Entenda como a atitude de sempre “saber tudo” pode prejudicar o relacionamento entre os membros da sua equipe e descubra como transformá-la em três passos!

por Brené Brown

Não é o medo que atrapalha uma liderança com ousadia, é a armadura do líder.

Quando as coisas ficam difíceis, nos tornamos vulneráveis e curiosos, ou defensivos, de uma maneira que nos distancie dos nossos valores?

Ter que ser o “sabe tudo” ou sempre estar certo é como uma armadura pesada. É uma forma de defesa, um tipo de postura e, pior ainda, uma grande fonte de inutilidades.

É também algo muito comum – muitos de nós possui algum nível de “sabe tudo” dentro de si. Infelizmente, a necessidade de saber tudo é um fardo enorme para os “sabe tudo” e todos ao seu redor. Isso leva à desconfiança, más decisões, e conflitos desnecessários e improdutivos.  

Parece ser muito fácil substituir a “armadura do conhecimento” e se tornar um descobridor curioso, porém, para muitos, a necessidade de ser um “sabe tudo” é fomentada pela vergonha e, para alguns, até por um trauma.

Ser um “sabe tudo” pode ajudar as pessoas em situações complicadas e é fácil acreditar que este seja o único valor que nós levamos para nosso trabalho e relacionamentos.

Conhecer também pode se tornar um problema cultural quando somente algumas pessoas são valorizadas como “sabe tudo”. Os outros não se pronunciam porque não são “experientes o suficiente” ou porque “o contexto não seja apropriado”.

No estudo sobre “Liderança com Ousadia”, um líder compartilhou que estava em uma nova empresa por seis meses e nunca havia contribuído em uma reunião.

Ele era convocado por causa da sua experiência de mais de 20 anos e, mesmo assim, esperavam que permanecesse quieto nas reuniões, devido às normas culturais que valorizavam apenas as contribuições de líderes com mais tempo de casa.

Essas são três estratégias que funcionam na transformação do “sempre conhecer” em “sempre descobrir”:

Dê nome ao problema

É uma conversa difícil, mas a clareza leva à gentileza, portanto, você deve investir em suas habilidades de curiosidade e pensamento crítico.

Ter respostas rápidas é algo que pode ser útil, mas não tão útil como ter as perguntas certas, as quais irão fazer com que você cresça como líder.

É possível trabalhar nisso em equipe, os “sabe tudo” costumam ter muitas pessoas falando mal nas suas costas, e isso não é nada gentil.

Transforme suas “habilidades de curiosidade” em prioridades

Algumas pessoas podem ser vistas como naturalmente curiosas e outras precisam ser ensinadas em como ser curiosas.

Não parta do princípio de que as pessoas não são curiosas, por parecerem não interessadas. Talvez elas não saibam como ser curiosas.

Reconheça momentos de “Eu não sei, mas gostaria de descobrir” como comportamentos de Liderança com Ousadia

Nesta etapa, a grande mudança é de transformar o desejo de “estar certo” para a intenção de “fazer o certo”.

Entendemos que a confiança consistente é produto da curiosidade mais a força de vontade com vulnerabilidade, aliada à prática. Se de um lado a armadura é a maior barreira para coragem, de outro lado, a confiança é o coração de uma Liderança com Ousadia.

Texto adaptado do livro “A Coragem para Liderar: Trabalho Duro, Conversas Difíceis & Corações Plenos”

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/courage-know-bren%C3%A9-brown/

Dra. Brené Brown é professora e pesquisadora da Universidade de Houston. Há vinte anos estuda a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia e é autora de diversos livros que abordam tais temas.

Marizete Zatt Flor

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute. Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos, Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.

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