Mesmo com tantos talentos, o seu time não tem apresentado um bom desempenho? Continue a leitura para ver como fazer com que uma equipe alcance a alta performance.
Por mais que haja consenso de que uma equipe de alta performance é um grande diferencial para as empresas – especialmente quando se leva em conta atividades de negócios orientadas para resultados ou companhias dedicadas a projetos especializados –, ainda restam algumas dúvidas sobre como desenvolver uma equipe de alta performance eficiente, que seja capaz de trazer recompensas significativas para a organização.
Como já foi mencionado, um time formado por profissionais com expertise em sua área de atuação não necessariamente faz dele uma equipe de alta performance. Assim como na culinária, na qual a qualidade dos ingredientes não é suficiente para fazer o bolo crescer, no ambiente corporativo também é preciso ter uma boa receita, ou melhor, um plano, para se conquistar os objetivos do negócio. Nesse caso, por trás do sucesso de um time encontram-se dois pontos importantes a serem seguidos: alinhamento e cuidado nas relações. Mas, antes, cabe aqui uma definição.
O que significa uma equipe de alta performance?
Quando pensamos em uma equipe de alta performance geralmente a associamos a pessoas com alto nível de conhecimento, além de habilidades multidisciplinares e complementares, que juntas conseguem entregar mais, em menos tempo e com qualidade superior. Entre as vantagens percebidas em grupos de alta performance encontram-se uma acentuada tendência à inovação e à resolução de problemas; colaboração mútua e comunicação assertiva. O que acaba gerando mais produtividade e bem-estar no trabalho.
Como formar uma equipe de alta performance?
Criar e manter uma equipe de alta performance não é uma questão de sorte. Na verdade, é preciso planejamento, levando-se em consideração dois pontos primordiais e seus desdobramentos:
- Alinhamento
O alinhamento deve englobar visão, missão e cultura da organização; objetivos e metas do negócio, além de papéis e responsabilidades de cada integrante no conjunto. Além disso, ele precisa ser mantido ou ajustado constantemente. Quando há esse alinhamento, as pessoas se tornam mais motivadas, comprometidas, criativas e seguras para enfrentar desafios, gerar novas ideias e alcançar objetivos.
- Relacionamentos
Por envolver pessoas, fortalecer e manter os relacionamentos saudáveis e frutíferos é na maioria das vezes desafiador, mas com alguns cuidados, os resultados superam os esforços. A primeira questão a ser decidida é a escolha dos profisionais que farão parte do time, o que nem sempre é fácil, pois não só tem a ver com as habilidades necessárias para o projeto ou área a ser desenvolvida, mas com personalidades distintas que, mais que colaborar entre si, terão que confiar uns nos outros.
A diversidade – seja de conhecimento, formação cultural, experiência etc. – é um dos elementos a serem seguidos pelas empresas que buscam se destacar no mercado. Mas como reunir personalidades tão diferentes sob um mesmo objetivo e ainda fazer com que se entendam bem?
Muitos líderes, para garantir a eficiência no grupo, procuram conhecer melhor os diferentes estilos de personalidade dos membros da equipe, utilizando ferramentas, como por exemplo, a Extended DISC®. Entendendo o comportamento e a personalidade de um indivíduo, por exemplo a sua maneira de se expressar e interagir, fica mais fácil criar um ambiente em que a sinergia, a comunicação e a boa convivência estejam presentes.
O alto grau de interação; a clareza nos papéis de cada membro; o comprometimento individual e em grupo; o respeito e a confiança estabelecidos entre todos; a liberdade de expressão e a segurança de pertencimento são aspectos que constituem uma equipe de alta performance, orientada para obter os melhores resultados. Novamente, o conhecimento acerca dos estilos comportamentais contribuem para promover tais aspectos e, de forma geral, para o desenvolvimento dos relacionamentos na organização.
A Extended DISC®, única empresa que trabalha com 160 perfis comportamentais, possui funcionalidades que vão desde a análise comportamental para a formação de equipes de alta performance até a solução de questões específicas como melhoria na comunicação, resolução de conflitos, adaptação das competências necessárias para um projeto, entre outras. Além disso, há a possibilidade de gerar inúmeros relatórios, entre os quais o de Análise de equipe, que identifica os pontos fortes de cada membro, assim como de Liderança, Força de vendas e outros, de acordo com as necessidades de cada cliente.
Em suma, para criar equipes de alta performance não basta contratar os maiores talentos para funções determinadas e equipá-los com ferramentas corretas, é preciso criar oportunidades para que relacionamentos genuínos, respeitosos e amigáveis sejam construídos. E tudo começa com o conhecimento das pessoas que integram o grupo.